Artigos

A Importância do Congregar

A Importância do Congregar

"Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia" — Hebreus 10:25

A importância do congregar nunca foi tão negligenciada como vem sendo nos dias de hoje. O congregar vem sendo deixando de lado de forma tão natural nos dias atuais que o impacto disso vem sendo visível no meio dos cristãos. O alerta de Hebreus 10:25 é muito claro quando a importância de se reunir em nossa congregação local.

Um desses impacto é a desistência da caminhada rumo a céu. O “...costume de alguns...” de deixar de congregar vem sendo fracasso na vida de muitos nos dias atuais. E as muitas baixas vem sendo visível na vida daqueles que não levam a sério essa importância de estarmos reunidos em nossa congregação local.

O Congregar não PODE se tonar apenas uma pratica religiosa em nossa vida.

Quando começamos a colocar em nosso coração que o congregar é apenas uma mera reunião e que você pode vim quando quiser que não vai fazer diferencia se não congregar, então a um índice de apenas uma vida religiosa e no final a tendência de deixar de congregar será muito grande.

Esse “...costume de alguns...” deixar de congregar já no tempo da igreja primitiva se alastra até os dias de hoje. Por isso que há muitas baixas nas vidas de muitos crentes. Com isso acabam pensando que sejam outras coisas que estejam causando suas não conquistas. Muitos chegam a pensar que suas baixas seja a igreja a qual faz parte e na maioria das vezes acabam saindo. E nisso vão ignorando o mal costume de não congregar como se fosse algo normal e não conseguem enxergar que o problema é porque não servem ao Senhor como Ele quer que sirvamos.

E este é um dos fracassos de muitos – quando passam a congregar apenas como uma mera pratica religiosa. Deus requer de todos os que os servem algo a mais em nossa serventia a Ele.

O Congregar é uma necessidade vital na vida do crente.

Quando Hebreus diz “Não deixando a nossa congregação...” fica claro que o congregar passa a ser uma necessidade vital na vida do crente e isso não pode ser ignorado em nossa vida. Diante dessa realidade devemos entender que congregar não será e não é, apenas cumprir com uma tabela de cultos em sua congregação, mas o seu congregar deve ser um sacrifício a Deus que foi conquistado na cruz pelo Senhor Jesus Cristo.

Quando nós entendemos essa importância que é o nosso congregar, não apenas como uma mera ida a congregação, mas como um sacrifício vivo a Deus que é o nosso culto racional, em outras palavras o nosso congregar a Deus. Devemos colocar isso em nosso coração que o congregar é uma necessidade vital, ou seja, faz parte da nossa caminhada rumo ao céu, por isso a palavra de Deus alerta - “Não deixando a nossa congregação... tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”. Hebreus 10:25

Porque não podemos deixar de congregar?

Assim como não podemos deixar de tomar agua regularmente e se alimentar, assim também não podemos deixar de congregar. Se alguém deixar de tomar agua regularmente e se alimentar, logo terá complicações em sua saúde. O mesmo acontece com o crente que deixa de congregar com regularidade, logo terá complicações em sua vida espiritual. Por isso a questão de o porquê não podemos deixar de congregar. Porque quando deixamos de congregar logo vem a fraqueza e em seguida o desanimo. Porque assim como o nosso corpo pede agua e alimento, assim nossa vida espiritual precisa congregar, em outras palavras, deixar de congregar é caminhar para o fracasso.

Conclusão

A importância do congregar é visível e real na vida dos que serve ao Senhor. Quando observamos que aqueles que congregam com frequência tem mais disposição para servir ao Senhor e são os que tem uma fé firme em sua caminha rumo ao céu.

Porém aqueles que pouco congregam e tem uma frequência baixa e que não dão a devida importância para o congregar, são estes que tem uma vida de muitas baixas, isto é, pouco conquistam as benções de Deus na vida. Vale ressaltar que quando se pergunta: “o que está acontecendo irmão? Porque o irmão não está se congregando?", a resposta sempre é a mesma: “Estou fraco, não tenho força...”. Isso é o que acontece quando não damos a devida importância ao congregar, e a tendência de desistir é muito maior.

A recomendação fica clara de Hebreus 10:25, sobre a importância do congregar dos cristãos na terra. Fica o alerta para todos que serve ao Senhor Jesus! Precisamos dar importância ao congregar e cada oportunidade que tivermos de ir a nossa congregação não devemos perder. O “...costume de alguns...” de deixar a congregação tem sido o fracasso na caminha de muitos ao logo dos tempos no meio da igreja.

O interesse do crente no congregar demostrar o quanto ele está comprometido com Deus. O salmista disse: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” – Salmos 122:1. Tenhamos essa mesma alegria que o salmista, quando for o dia de irmos a nossa congregação. Amém!