Artigos

A Natureza Dos Anjos – A Beleza Do Mundo Espiritual

“Bendizei ao SENHOR, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra” (Sl 103.20).

O mundo espiritual existe de fato, as evidencias bíblicas são claras sobre a existência dos anjos no céu. Os anjos são seres criados por Deus e dotados de poderes sobrenaturais e estão acima dos seres humanos. São seres espirituais, ou seja, espirito e não estão sujeitos à morte. São legiões que fazem parte de uma multidão dos exércitos celestiais (Mt 26.53, Lc 2.13 e Hb 12.22), de milhares e até milhões (Dn 7.10), sem sexo, ou seja, não podem se reproduzir (Lc 20.34, 35). Resumindo, eles possuem juízo moral, grande inteligência e não estão sujeitos à morte ou a necessidade de reprodução. E apesar de serem espirituais e invisíveis ao mundo terreno, em ocasiões extraordinárias eles podem assumir formas físicas.

No Antigo Testamento eles são mencionados por 108 vezes e sempre em missões específicas. Já no Novo Testamento eles são mencionados por 175 vezes, sempre servindo aos santos. Jesus disse que o Pai poderia mandar mais de "doze legiões de anjos", isso significa (72 mil), e chegar até Ele para defende-lo numa fração de segundos (Mt 26.53), isso nos mostra o quanto eles são numerosos e estão prontos para servi aos propósitos de Deus, no céu e na terra.

Em Colossenses 1.16,17, dar a entender que todos os anjos foram criados respectivamente. Igualmente, dar a entender que a criação dos anjos foi completa naquela ocasião e que nenhum outro anjo foi acrescentado depois ao seu número. Mas não podemos afirmar que a criação do mundo espiritual foi completada em um só momento. Assim como a criação do mundo material se deu em etapas dentro dos dias da criação, também pode ser que o mesmo tenha ocorrido com mundo espiritual. Contudo seja como for, a melhor posição é apenas afirmar que o mundo espiritual foi criado por Deus em algum momento, isso seria mais plausível (Gênesis 2:1; Jó 38:7; Neemias 9:6).

Quanto a dimensão, a Bíblia não fornece muito detalhe, mas nos leva ao entendimento que há uma certa categoria "maior" que a estatura humana (SI 8.5) e outra "menor" (Ap 21.17). Quanto a categoria ou a classificação angelical, a Bíblia nos fornece um vasto conteúdo, citando seus postos e até funções, embora seu serviço e dignidade possam variar, não há nenhuma alusão na Bíblia que alguns anjos são mais inteligentes e poderosos que outros. Cada aspecto da personalidade dos anjos foi criado e estabelecido pelo Criador. Ou seja, cada anjo em si mesmo se contenta como Deus o criou.

Quando as suas ocupações, a Bíblia mostra assim: Anjo (Lc 2.9-15); arcanjo (Jd v. 6); querubim (Gn 3.24); serafim (Is 6.2-6); hoste (Ef 6.12); principado (Ef 6.12); potestade (Ef 6.12); príncipe (Ef 6.12), etc... Eles são seres singulares e, embora espíritos, experimentam sentimentos. Eles prestam culto inteligente ao Criador (SI 148.2); contemplam com o devido respeito a face de Deus (Mt 18.10); conhecem suas limitações e não são oniscientes (Gn 19.12; Mt 24.36). Em relação ao Senhor Jesus, conhecem a inferioridade que eles possuem (Hb 1.4-14).

Com relação de Jesus com os anjos a carta aos Hebreus mostrar com clareza que Jesus é maior que todos, inclusive os anjos.

“...tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem” (Hb 1.4-6).

Naquele tempo circulava uma doutrina que colocava Jesus no mesmo nível que os anjos, e que chegava até mesmo a considerar o arcanjo Miguel superior a Cristo. E aqui a Palavra de Deus nos diz: “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?” (Hb 1:13). O que de fato deve ficar claro sobre a questão é que Jesus não é e nem seria o mesmo arcanjo Miguel, pois a uma diferença entre ambos. Jesus Cristo é o Rei dos reis, Senhor dos senhores e Superior a todos. Paulo disse aos romanos: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11.36). Em quanto Miguel é apenas um anjo criado pelo Criador para adorar e servir aos propósitos de Deus. Miguel é um príncipe (Ap 17.14; Dn 10.13,21) e Jesus é o Rei dos reis e “superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles”, portanto não se pode confundir criatura com o Criador. Jesus é Deus. No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo 1.1).


{fa-comment-o fa-border} Comentário básico sobre a Lição 2 do 1º Trimestre de 2019, lições Bíblicas da CPAD (Revista - Adultos).