A Sinceridade de Jesus Tenha coragem
Artigos

A Sinceridade de Jesus: Tenha coragem!

17/10/2018 Pr. Osiel Tavares 1.826 views 7 min de leitura

Queridos irmãos e irmãs, a Palavra de Deus nos fortalece e nos encoraja nos momentos de dificuldades. Jesus, em suas últimas palavras aos discípulos antes da cruz, nos deixou uma mensagem de advertência, mas também de esperança. Ele disse que os discípulos seriam dispersos e enfrentariam aflições, mas que deveriam ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo.

Para continuar a aprofundar sua fé e ler mensagens como está, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.

“Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos…Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” João 16:32-33.

Hoje, vamos refletir sobre essa poderosa promessa de Cristo e aprender como podemos aplicá-la em nossas vidas diante dos desafios que enfrentamos diariamente.

O Aviso de Jesus: A Dispersão e as Aflições

Jesus não iludiu seus discípulos com promessas de uma vida sem dificuldades. Pelo contrário, Ele deixou claro que momentos difíceis viriam. Os discípulos seriam dispersos, cada um para o seu lado, e Ele próprio enfrentaria a solidão da cruz. Essa dispersão simboliza também os momentos em que sentimos medo, insegurança e até dúvidas em nossa caminhada de fé.

Assim como os discípulos enfrentaram tribulações, nós também passamos por momentos de solidão, angústia e incerteza. Mas Jesus nos adverte para que estejamos preparados, pois essas coisas fazem parte da jornada cristã.

DEVOCIONAL RECOMENDADO Café Com Deus Pai 2026 | Volume 06 | Porções Diárias De Amor

Nessa caminhada você precisar saber que está preparado psicologicamente para seguir o Mestre (Jesus) é tão importante quando qualquer outra coisa que podemos nos preocupar. Isso significa que nenhum de nós podemos dizer que não fomos conscientizados por Jesus sobre nossa caminhada nesse Mundo. Mas nós sabemos que ninguém quer passar por “aflições”, e isso muitas das vezes é ignorado pelo psicológico de muitos dos cristãos, e quando isso acontece em algum momento da vida vem a desistência. Existem muitas ensinos e pregações que vão contra essa passagem bíblica e seu real sentido, e com isso o que vemos são cristãos fragilizados ao longo dos tempos, quando passam por um problema logo se afasta da fé.

Não estou incentivando você aceitar a aflição e muito menos Jesus quis dizer isso. Mas que você esteja preparado para quando esse dia chegar. E quando esse dia chegar Jesus diz “tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Talvez agora você esteja entendo esse mistério, que não devemos ignorar isso em nosso psicológico. Está preparado para os dias maus é fundamental e isso será um elemento surpresa contra as aflições. Quando Jesus finaliza Mateus 6 Ele diz: “Basta a cada dia o seu mal” (Mt 6:34). Nós não temos confirmação que o amanhã será bom, o que nós temos é a certeza que Jesus cuida dos seus e se amanhã não for bom, Jesus estará cuidando dos seus fiéis seguidores.

A Paz em Cristo

Mesmo diante das aflições, Jesus nos dá uma certeza: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz.” A paz de Cristo não é ausência de problemas, mas uma segurança inabalável de que Ele está conosco em todas as circunstâncias.

A paz que Cristo oferece é diferente da paz do mundo. Enquanto o mundo tenta encontrar paz em bens materiais, sucesso e estabilidade, a paz de Jesus está enraizada na confiança em Deus, sabendo que Ele tem o controle de todas as coisas.

Tende Bom Ânimo: A Vitória de Cristo

A maior razão pela qual podemos ter coragem é porque Jesus venceu o mundo! Ele venceu o pecado, a morte e todo o poder das trevas. Sua ressurreição é a garantia de que, independentemente das dificuldades que enfrentamos, a vitória final pertence a Ele.

DEVOCIONAL RECOMENDADO Café Com Deus Pai 2026 | Volume 06 | Porções Diárias De Amor

Quando Jesus diz “tende bom ânimo”, Ele nos convida a confiar Nele, mesmo quando tudo parece contrário. Isso significa que, apesar das adversidades, devemos permanecer firmes, sabendo que nossa esperança está naquEle que já triunfou.

Essa foi a sinceridade de Jesus ao dizer isso para os seus discípulos, antes de partir. A continuação da caminhada no mundo não seria fácil. Exatamente isso que eu quero que você entenda meus irmãos, que o mundo não é de flores, mas de trevas. Como uma caixa cheio de maldade assim está o mundo que vivemos, e para nos conscientizar, Jesus nos alerta quando as aflições que viriam, mas nenhuma delas seria capaz de vencer os que estiverem firme em suas promessas, pois quando Ele diz “tende bom ânimo”, Ele está dizendo tenha coragem Eu sou contigo.

Alerta: A falsa caminhada 

Então devemos tomar cuidado com aqueles que dizem e prometem uma caminha fácil, isso não existe a luz da bíblia. Se conscientizar nossos irmãos sobre o verdadeiro sentido da caminha, teremos seguidores de Cristo resistentes as aflições, pois esse é o sentido “tende bom ânimo”. Não pense você que ao procurar uma igreja nunca mais você terá problemas, isso não é verdade. O que vai acontecer é que se você viver a fé em Cristo, você vencera as aflições, mas ficar isento delas, isso não foi afirmado por Jesus. O que nós devemos entender é que as aflições fazem parte do mundo e quando elas chegarem até nossa vida, devemos estar prontos para vence-las em nome de Jesus.

Conclusão

Amados, as aflições deste mundo são reais, mas a vitória de Cristo é maior. Podemos enfrentar tribulações, momentos de dispersão e incertezas, mas Jesus nos assegura Sua paz e nos convida a ter coragem.

Jesus, em Sua sinceridade honesta, desmonta qualquer evangelho da facilidade. Ele nos adverte: as aflições e a dispersão fazem parte inerente da caminhada neste mundo. Ignorar essa verdade é o que fragiliza a fé e leva à desistência quando o inverno chega.

DEVOCIONAL RECOMENDADO Café Com Deus Pai 2026 | Volume 06 | Porções Diárias De Amor

Contudo, é precisamente no centro desta dura realidade que a promessa de Jesus se manifesta com maior poder. A paz que Ele nos oferece não é a ausência de tempestades, mas a certeza inabalável da presença do Comandante no barco. Ela é fruto da nossa preparação psicológica — saber que fomos avisados e que Ele está no controle.

O “tende bom ânimo” não é um sentimento passivo, mas um mandamento ativo de coragem. É a decisão de levantar a cabeça, não pela nossa própria força, mas porque o fundamento da nossa esperança é inegociável.

A razão máxima da nossa coragem é a declaração definitiva de Cristo: “Eu venci o mundo”. Ele já triunfou sobre o pecado, a morte e o poder das trevas. Nossa luta diária contra as aflições não é uma batalha pela vitória, mas a manifestação da vitória que já nos foi dada.

Que esta leitura possa ter sido uma benção pra você, caso não tenha se inscrito no inicio, inscreva-se agora e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.

Que nos lembremos sempre: o mundo está cheio de trevas, mas nós somos portadores da Luz que já venceu as trevas. Que esta certeza nos prepare, nos fortaleça e nos torne cristãos resilientes e triunfantes em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe esta postagem

Gerar Post/Story

Arraste elementos para posicionar • Segure Shift + arraste para mover o fundo
Texto
Tamanho
Cor
Imagem
Zoom
Escurecer
Cor
Categoria
Fundo
Texto
Logo
Tamanho
Legenda